quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uma das plantas mais venenosa:


JEQUIRITI (Abrus precatorius L.)
É tóxica porque tem sementes vermelhas com uma substância chamada abrina, que mata quando mastigada. Os efeitos causados pela abrina provoca a aglutinação das células vermelhas do sangue, formando coágulos e impedindo a circulação. É necessário que a vítima seja levada o mais rápido possível para o hospital. O salvamento inclui lavagem gástrica e remédios anticoagulantes. Essa planta é abundante nas regiões tropicais, o jequiriti ficou famoso por ser a "planta proibida" do filme A Lagoa Azul. Na produção, o casal apaixonado mastiga as sementes e acaba morrendo.



COMIGO-NINGUÉM-PODE (Dieffenbachia picta Schott)

É uma das plantas ornamentais mais perigosas, normalmente encontradas em lojas e amplamente cultivadas nos lares. Cultivada dentro de casa, essa planta é tida como amuleto contra o mau-olhado. Nos Estados Unidos, ela é conhecida como "cana de mudo", já que o inchaço impede a pessoa de falar até que a inflamação melhore. Por ser uma planta de ampla toxidade, ela é responsável por muitos acidentes com intoxicações, principalmente as crianças.
É tóxica porque o caule e as folhas têm cristais de oxalato de cálcio, substância que provoca inflamações no corpo. Quando mastigada, a planta fere as mucosas da boca, faringe e cordas vocais. A inflamação causa inchaços que impedem a passagem do ar e podem levar à asfixia. A vítima deve se levada o mais rápido possível para o hospital, o tratamento consiste em receber analgésicos contra a inflamação e passar por uma lavagem gástrica. 
(Laís Mororó 2a3)




Um comentário: